Olá, vestibulandos e professores de literatura, tudo bem?
Hoje nosso post é dedicado a vocês, estudantes que estão se preparando para os vestibulares que se aproximam e para os professores de literatura, que querem preparar listas de exercícios ou mesmo pequenas provas baseadas em questões de vestibular.
Inauguraremos, hoje, uma série de pequenos simulados com questões retiradas dos principais vestibulares do país sobre diferentes temas recorrentes nas últimas provas.
O tema de hoje será Trovadorismo. Resolva às questões, confira o gabarito ao final do post, caso ficar com dúvidas envie uma comentário, sua dúvida pode ser a de outros leitores também!
Um abraço!
1.(UNIFESP) TEXTO PARA A QUESTÃO:
TEXTO I
Ao longo do sereno
Tejo, suave e brando,
Num vale de altas árvores
sombrio,
Estava o triste Almeno
Suspiros espalhando
Ao vento, e doces lágrimas ao
rio.
(Luís
de Camões, Ao longo do sereno.)
TEXTO II
Bailemos nós ia todas tres, ay
irmanas,
so aqueste ramo destas auelanas
e quen for louçana, como nós,
louçanas,
se amigo amar,
so aqueste ramo destas auelanas
uerrá baylar.
(Aires
Nunes. In Nunes, J. J., Crestomatia
arcaica.)
TEXTO III
Tão cedo passa tudo quanto passa!
morre tão jovem ante os deuses
quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.
(Fernando
Pessoa, Obra poética.)
TEXTO IV
Os privilégios que os Reis
Não podem dar, pode Amor,
Que faz qualquer amador
Livre das humanas leis.
mortes e guerras cruéis,
Ferro, frio, fogo e neve,
Tudo sofre quem o serve.
(Luís
de Camões, Obra completa.)
TEXTO V
As minhas grandes saudades
São do que nunca enlacei.
Ai, como eu tenho saudades
Dos sonhos que não sonhei!...)
(Mário
de Sá Carneiro, Poesias.)
A
alternativa que indica texto que faz parte da poesia medieval da fase
trovadoresca é
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
2. (FUVEST) Interpretando
historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher
amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo corresponde ao
Renascimento.Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
b) o Trovadorismo corresponde ao
movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao
Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o
Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o
Humanismo são expressões da decadência medieval.
3. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto
ao tempo em que se instala:
a) tem
concepções clássicas do fazer poético.
b) é
rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c) estabeleceu-se
num longo período que dura 10 séculos.
d) tinha
como concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis.
e) reflete
as relações de vassalagem nas cantigas de amor.
4.(UNESP) Leia e observe com
atenção a composição seguinte:
"Ay
flores, ay flores do verde pinho,
se sabedes
novas do meu amigo!
ay Deus, e hu é1? 1 E hu é: onde está
Ay flores,
ay flores do verde ramo,
se sabedes
novas do meu amado!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes
novas do meu amigo,
aquel que
mentiu no que pôs comigo!
ay Deus, e hu é?
Se sabedes
novas do meu amado,
aquel que
mentiu no que me há jurado!
ay Deus, e hu é?”
A composição anterior, parcialmente
transcrita, pertence à lírica medieval da Península Ibérica. Ela tem autor
desconhecido, arte poética própria e características definidas do lirismo
trovadoresco, podendo-se ainda descobrir o nome pelo qual composições idênticas
são conhecidas.
Em uma das alternativas indicadas
acham-se todos os elementos que correspondem a essas afirmações.
a) O autor é Paio Soares de
Taveirós. Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o
refrão. O poeta pergunta pelo seu amigo.
b) O autor é Nuno Fernandes
Torneol. Destaca-se o refrão como interpelação à natureza. Trata-se de uma
cantiga de amigo.
c) O autor é el-rei D.Dinis.
Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o refrão. O
poeta canta na voz de uma mulher e pergunta pelo amado, porque é uma cantiga de
amigo.
d) O autor é Fernando Pessoa.
Destaca-se a alternância vocálica. Trata-se da teoria do fingimento, que já
existia no lirismo medieval.
e) O autor é Martim Codax.
Destaca-se o ambiente campestre. O poeta espera que os pinheiros respondam à
sua pergunta.
5. (UNIFESP)
Senhor feudal
Se Pedro
Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele
na cadeia.
Oswald de Andrade
O título do poema de Oswald
remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a idéia
de poder retoma o conceito de
a) fé religiosa.
b) relação de vassalagem.
c) idealização do amor.
d) saudade de um ente distante.
e) igualdade entre as pessoas.
6. (UNIFESP) Leia a cantiga
seguinte, de Joan Garcia de Guilhade.
Un cavalo
non comeu
á seis meses
nen s’ergueu
mais
prougu’a Deus que choveu,
creceu a
erva,
e per cabo
si paceu,
e já se
leva!
Seu dono non
lhi buscou
cevada neno
ferrou:
mai-lo bon
tempo tornou,
creceu a
erva,
e paceu, e
arriçou,
e já se
leva!
Seu dono non
lhi quis dar
cevada, neno
ferrar;
mais, cabo
dum lamaçal
creceu a
erva,
e paceu, e
arriç’ar,
e já se
leva!
(CD Cantigas from the Court
of Dom Dinis. harmonia mundi
usa, 1995.)
A leitura permite afirmar que se
trata de uma cantiga de
a) escárnio, em que se critica a
atitude do dono do cavalo, que dele não cuidara, mas graças ao bom tempo e à
chuva, o mato cresceu e o animal pôde recuperar-se sozinho.
b) amor, em que se mostra o amor
de Deus com o cavalo que, abandonado pelo dono, comeu a erva que cresceu graças
à chuva e ao bom tempo.
c) escárnio, na qual se conta a
divertida história do cavalo que, graças ao bom tempo e à chuva, alimentou-se,
recuperou-se e pôde, então, fugir do dono que o maltratava.
d) amigo, em que se mostra que o
dono do cavalo não lhe buscou cevada nem o ferrou por causa do mau tempo e da
chuva que Deus mandou, mas mesmo assim o cavalo pôde recuperar-se.
e) mal-dizer, satirizando a
atitude do dono que ferrou o cavalo, mas esqueceu-se de alimentá-lo, deixando-o
entregue à própria sorte para obter alimento.
7. (FUVEST) Sobre o Trovadorismo em
Portugal, é correto afirmar que:
a)
sua produção literária está escrita em galego ou
galaico-português e divide-se em: poesia
(cantigas) e prosa (novelas de
cavalaria).
b)
utilizou largamente o verso decassílabo porque
sua influência é clássica.
c) a produção poética daquela época pode ser
dividida em lírico-amorosa e prosa doutrinária.
d)
as cantigas de amigo têm influência provençal.
e)
a prosa trovadoresca tinha claro objetivo de
divertir a nobreza, por isso têm cunho satírico.
8. (MACKENZIE)
Sobre a poesia trovadoresca em
Portugal, é INCORRETO afirmar que:
a) refletiu o pensamento da
época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente
moralistas.
b) representou um claro apelo
popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da
sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e
satírica.
d) em boa parte de sua
realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar
de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.
9. (MACKENZIE)
Assinale a alternativa INCORRETA
a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou
familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico
masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a "coita"
amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior,
normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do
trovador.
Em meados do século XIV, a poesia
trovadoresca entra em decadência, surgindo, em seu lugar, uma nova forma de
poesia, totalmente distanciada da música, apresentando amadurecimento técnico,
com novos recursos estilísticos e novas formas poemáticas, como a trova, a
esparsa e o vilancete.
Assinale a alternativa em que há
um trecho representativo de tal tendência.
a) Non chegou, madre, o meu
amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d'amor!
b) Êstes olhos nunca perderán,
senhor, gran coita, mentr'eu vivo
fôr;
e direi-vos fremosa, mia senhor,
dêstes meus olhos a coita que
han:
choran e cegan, quand'alguém non
veen,
e ora cegan por alguen que veen.
c) Meu amor, tanto vos amo,
que meu desejo não ousa
desejar nehua cousa.
Porque, se a desejasse,
logo a esperaria,e se eu a
esperasse,
sei que vós anojaria:
mil vezes a morte chamo
e meu desejo não ousa
desejar-me outra cousa.
d) Amigos, non poss'eu negar
a gran coita que d'amor hei,
ca me vejo sandeu andar,
e con sandece o direi:
os olhos verdes que eu vi
me fazen ora andar assi.
e) Ai! dona fea, foste-vos
queixar
por (que) vos nunca louv'em meu
cantar;
mais ora quero fazer um cantar,
em que vos loarei toda via;
e vedes como vos quero loar.
dona fea, velha e sandia!
11. (MACKENZIE)
“Ai dona fea!
foste-vos queixar
porque vos
nunca louv’em meu trobar
mais ora
quero fazer um cantar
em que vos
loarei toda via
e vedes como
vos quero loar:
dona fea,
velha e sandia!”
Assinale a informação correta a
respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:
a) é cantiga satírica
b) foi o primeiro documento escrito
em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga de amigo
d) foi escrita durante o
Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto da Feira
12. (MACKENZIE)
As narrativas que envolvem as
lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela
cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno,
furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada, esse herói é sempre:
a) pouco dedicado
b) infiel
c) devotado
d) indelicado
e) ausente e belicoso
13. (MACKENZIE/ADAPTADA)
Ondas do mar
de Vigo,
se vistes meu
amigo!
E ai Deus, se
verrá cedo!
Ondas do mar
levado,
se vistes meu
amado!
E ai Deus, se
verrá cedo!
Martim Codax
Obs.: verrá = virá
levado = agitado
Assinale a afirmativa correta sobre
o texto.
a) Nessa cantiga de amigo, o eu
lírico masculino manifesta a Deus seu sofrimento amoroso.
b) Nessa cantiga de amor, o eu
lírico feminino dirige-se a Deus para lamentar a morte do ser amado.
c) Nessa cantiga de amigo, o eu
lírico masculino manifesta às ondas do mar sua angústia pela perda do amigo em
trágico naufrágio.
d) Nessa cantiga de amor, o eu
lírico masculino dirige-se às ondas do mar para expressar sua solidão.
e) Nessa cantiga de amigo, o eu
lírico feminino dirige-se às ondas do mar para expressar sua ansiedade com
relação à volta do amado.
14. (MACKENZIE)
Assinale a afirmativa correta com
relação ao Trovadorismo.
a) Um dos temas mais explorados
por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres
camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente
no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura
antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que
teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença,
época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que
tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de
facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente.
e) Tanto no plano temático como
no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões
estéticos greco-romanos.
15. (MACKENZIE/ADAPTADA)
Utilizando como base o texto a
seguir, responda à questão.
1. Me sinto com
a cara no chão, mas a verdade precisa
2 ser dita ao
menos uma vez: aos 52 anos eu ignorava
3. a admirável
forma lírica da canção paralelística
4. (…).
5. O “Cantar de
amor” foi fruto de meses de leitura
6. dos
cancioneiros. Li tanto e tão seguidamente aquelas
7. deliciosas
cantigas, que fiquei com a cabeça
8. cheia de
“velidas” e “mha senhor” e “nula ren”;
9. sonhava com
as ondas do mar de Vigo e com romarias
10. a San
Servando. O único jeito de me livrar da
11. obsessão
era fazer uma cantiga.
Manuel Bandeira
No texto, o autor.
a) manifesta sua resistência à
obrigatoriedade de ler textos medievais durante o período de formação
acadêmica.
b) utiliza a expressão cabeça
cheia (linha 08) para depreciar as formas linguísticas do galaico-português,
como “mha senhor” e “nula ren” (linhas 08 e 09).
c) relata circunstâncias que o
levaram a compor um poema que recupera a tradição medieval.
d) emprega a palavra cancioneiros
(linha 06) em substituição a “poetas”, uma vez que os textos medievais eram
cantados.
e) usa a expressão deliciosas
cantigas (linha 07) em sentido irônico, já que os modernistas consideraram
medíocres os estilos do passado.
Gabarito
1. B 2. C 3. E 4. C 5. B 6. A 7. A 8. B 9. A 10. C 11. A 12. C 13. E 14. D 15. C
Obrigado ^^
ResponderExcluirMuito bom! (:
ResponderExcluirAdorei o simulado, e acertei 14/15. Muito bom mesmo! A questão q eu fiquei em dúvida, foi a questão 9 pois eu desconheço a palavra provençal. Segundo eu li na internet, provençal são estilos que provêm de uma cidade francesa... Infelizmente não consegui encontrar outro sentido. Seria possível me ajudar a entender essa palavrinha? Grato, Marçal!
ResponderExcluirProvençal vem de Provença, uma região da frança onde
Excluirse iniciou o trovadorismo.
Pelo que estudei é isso.
só errei a 9°
Excluirmuuitooo bommm
A correta é a A, pois o ambiente rural é uma característica apenas das Cantigas de Amigo. Sobre Provença: E todas as Cantigas de Amor tem origem Provençal, uma vez que as Cantigas de amor portuguesas foram fortemente influenciadas pelas de Provença que é uma região no sul da França. Até mais! (:
ExcluirProvençal nesse sentido seria a classe social, ou seja, a nobreza ... provençal= província
ExcluirNão, Guilherme, "provençal" não tem a ver com província nem com nobreza. Provençal significa simplesmente "que veio de Provença", uma região do sul da França. Foi nessa região que nasceram as cantigas de amor, e por isso dizemos que elas têm origem provançal.
ExcluirEm relação a 11, o poema não é de mal-dizer?
ResponderExcluirExistem dois tipos de cantigas satíricas: escárnio e maldizer. Da mesma forma que existem dois tipos de cantigas líricas: amor e amigo. Fora as cantigas de cavalaria...mas enfim, como foi esclarecido, maldizer está dentro da primeira categoria falada, porém, devo lhe corrigir, que ainda sim, não estaria correto. O poema da 11, é de escárnio, pois não deixa explícito o nome da senhora em que o autor satiriza, e observe ainda, que não há uma linguagem de baixo calão, apesar de ofensiva, o trovador utiliza uma linguagem um tanto popular.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém pode me explicar a 10? Foi a única que errei :c
ResponderExcluirNa 10 ele pede o unico trecho que nao tem relação com o trovadorismo, que nao eh um texto do genero
ExcluirDevo dizer que a cantiga de amigo parcialmente transcrita no ponto 4 ""Ay flores, ay flores do verde pinho,
ResponderExcluirse sabedes novas do meu amigo!
ay Deus, e hu é1? 1 E hu é: onde está
Ay flores, ay flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ay Deus, e hu é? não é de autor desconhecido,. Desde sempre que se conhece como tendo sido seu autor el-Rei D.Dinis, rei de Portugal no século XIII. Gostaria de ver retificada esta afirmação, por favor. Obrigada.
isso é indiferente pra fazer a questao.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDevo dizer que a cantiga de amigo parcialmente transcrita no ponto 4 ""Ay flores, ay flores do verde pinho,
ResponderExcluirse sabedes novas do meu amigo!
ay Deus, e hu é1? 1 E hu é: onde está
Ay flores, ay flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ay Deus, e hu é? não é de autor desconhecido,. Desde sempre que se conhece como tendo sido seu autor el-Rei D.Dinis, rei de Portugal no século XIII. Gostaria de ver retificada esta afirmação, por favor. Obrigada.
Muito bem elaborado, com dedicação gabaritei as respostas!
ResponderExcluirLouvado seja o Senhor!!!
Muito bem elaborado, com dedicação gabaritei as respostas!
ResponderExcluirLouvado seja o Senhor!!!
Acho essa matéria um pouco fresca, acertei 12/15.
ResponderExcluirObs: é só uma opinião MINHA, não se sintam ofendidos pelo que eu disse.
Muito bom!! Me ajudou bastante
ResponderExcluirMuito obrigada, ótimo post me ajudou muito!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSou apaixonada por literatura, principalmente por Trovadorismo (aquele amor particular por essa escola literária). Muito bem elaborado o simulado, Parabéns!!
ResponderExcluirSobre a questão 12 porque não posso considerar o homem ausente e belicoso se nas cantigas de amigo a sua ausência é tema principal? Não entendi o motivo de ser devotado. Alguém poderia me explicar?
ResponderExcluirTambém tenho a mesma dúvida pois coloquei a mesma alternativa
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu entendi que, em relação à mulher amada, ele não pode ser ausente. Seria como dizer que ele não se importava com ela, entendeu? Sabemos que isso acontece, mas de forma contrária. Logo, ele só pode ser devotado. Caso eu tenha cometido algum equívoco, espero que me corrijam.
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