Problemas
para entender o Realismo e o Naturalismo?
Precisando
praticar antes de encarar o vestibular?
Teste
seus conhecimentos de literatura com nosso simulado montado cuidadosamente com
questões das maiores universidades brasileiras.
1. (FUVEST/ADAPTADA)
TEXTO PARA A QUESTÃO:
V
– O samba
À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um
maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos
vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
(...)
É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem
um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta,
e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão,
que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que
toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no
qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse
desgrudar-se.
Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no
cangote das mães, ou se enrolam nas saias das raparigas. Os mais taludos viram
cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta
jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como
desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em
seco. (...)
José de Alencar, Til.
(*)
“adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do
capítulo “O samba”, aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso
de sua obra, observou que esses são provavelmente os textos em que Alencar
“mais se quis aproximar dos padrões” de uma “nova escola”, deixando, neles,
reconhecível que, “no momento” em que os escreveu, “algum livro novo o
impressionara, levando-o pelo estímulo até superfetar* a sua verdadeira índole
de poeta”. Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui
reproduzida indicam que a “nova escola” e o “livro novo” a que se refere o
crítico pertencem ao que historiadores da literatura chamaram de
(*) “superfetar” = exceder, sobrecarregar, acrescentar-se (uma coisa a
outra).
a) Romantismo-Condoreirismo.
b) Idealismo-Determinismo.
c) Realismo-Naturalismo.
d) Parnasianismo-Simbolismo.
e) Positivismo-Impressionismo.
2. (FUVEST)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Morro da Babilônia
À
noite, do morro
descem
vozes que criam o terror
(terror
urbano, cinquenta por cento de cinema,
e
o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua geral).
Quando
houve revolução, os soldados se espalharam no morro,
o
quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns,
chumbados, morreram.
O
morro ficou mais encantado.
Mas
as vozes do morro
não
são propriamente lúgubres.
Há
mesmo um cavaquinho bem afinado
que
domina os ruídos da pedra e da folhagem
e
desce até nós, modesto e recreativo,
como
uma gentileza do morro.
Carlos
Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
Guardadas as diferenças que separam as obras a
seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um
conflito de
a) caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
b) grupos linguísticos rivais, de modo semelhante
ao que ocorre em Viagens na minha terra.
c) fundo religioso e doutrinário, como o que agita
o enredo de Til.
d) classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
e) interesses entre agregados e proprietários, como
o que tensiona as Memórias póstumas de
Brás Cubas.
3. (MACKENZIE)
Jesus, filho de
Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap.IX,
vers. 1: “Não tenhas ciúmes de tua mulher, para que ela não se meta a
enganar-te com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, 1e
tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer
que uma estava dentro da outra, 2como a fruta dentro da casca.
Machado de Assis, D.Casmurro
Considerado o
fragmento no contexto do romance, assinale a alternativa correta.
a) O narrador onisciente, ao confirmar sua insegurança afetiva, dá pistas
ao leitor de que Capitu, mesmo adulta, manteve o comportamento ingênuo
da infância, tendo na verdade sido vítima da malícia do amigo Escobar.
b) O narrador protagonista, buscando a cumplicidade do leitor (e tu
concordarás comigo, ref. 1), afirma sua convicção de que a esposa, já falecida,
desde muito jovem já manifestara indícios de um comportamento suspeito.
c) A ambiguidade do discurso de Bento Santiago converge para a
expressão como a fruta dentro da casca (ref. 2) que pode ser lida tanto
como prova da inocência da esposa como, ao contrário, prova de sua culpa.
d) Valendo-se de um discurso tendencioso, o advogado Bento Santiago evita
ressalvas e modalizações na fala, expondo ao leitor inquestionáveis indícios da
traição de sua mulher Capitu.
e) O discurso bíblico citado no início do fragmento revela que o narrador,
preocupado em caracterizar o comportamento da esposa infiel, omite informações
importantes acerca de si próprio.
4. (UNIFESP)
TEXTO PARA
A PRÓXIMA QUESTÃO:
Amaro lia até tarde, um pouco
perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por
vezes, sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das
mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe
vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada,
desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois
seios muito brancos.
Erguia-se, cerrando os dentes,
com uma decisão brutal de a possuir.
Começara então a recomendar-lhe
a leitura dos Cânticos a Jesus.
– Verá, é muito bonito, de muita
devoção! Disse ele, deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.
Ao outro dia, ao almoço, Amélia
estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de
palpitações.
– E então, gostou dos Cânticos?
– Muito. Orações lindas!
respondeu.
Durante todo esse dia não ergueu
os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto
abrasava-se-lhe de sangue.
(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)
O trecho em que a ação de uma personagem se
demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de
Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:
a) Erguia-se, cerrando os dentes, com uma
decisão brutal de a possuir.
b) Começara então a recomendar-lhe a leitura
dos Cânticos a Jesus.
c) (...) deixando-lhe o livrinho uma noite
no cesto da costura.
d) Queixou-se de insônia, de palpitações.
e) Durante todo esse dia não ergueu os olhos
para Amaro.
5. (UNIFESP)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
(...) Um
poeta dizia que o menino é o pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns
lineamentos do menino.
Desde os cinco anos merecera eu
a alcunha de “menino diabo”; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos
mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por
exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do
doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um
punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha
mãe que a escrava é que estragara o doce “por pirraça”; e eu tinha apenas seis
anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha
as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu
trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um
e outro lado, e ele obedecia, – algumas vezes gemendo – mas obedecia sem dizer
palavra, ou, quando muito, um – “ai, nhonhô!” – ao que eu retorquia: “Cala a
boca, besta!” – Esconder os chapéus das visitas, deitar rabos de papel a
pessoas graves, puxar pelo rabicho das cabeleiras, dar beliscões nos braços das
matronas, e outras muitas façanhas deste jaez, eram mostras de um gênio
indócil, mas devo crer que eram também expressões de um espírito robusto,
porque meu pai tinha-me em grande admiração; e se às vezes me repreendia, à
vista de gente, fazia-o por simples formalidade: em particular dava-me beijos.
Não se conclua daqui que eu
levasse todo o resto da minha vida a quebrar a cabeça dos outros nem a
esconder-lhes os chapéus; mas opiniático, egoísta e algo contemptor dos homens,
isso fui; se não passei o tempo a esconder-lhes os chapéus, alguma vez lhes
puxei pelo rabicho das cabeleiras.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás
Cubas.)
É correto afirmar que
a) se trata basicamente de um texto
naturalista, fundado no Determinismo.
b) o texto revela um juízo crítico do contexto
escravista da época.
c) o narrador se apresenta bastante sizudo e
amargo, bem ao gosto machadiano.
d) o texto apresenta papéis sociais ambíguos
das personagens em foco.
e) os comportamentos desumanos do narrador são
sutilmente desnudados.
6. (UNIFESP)
As provocações no recreio eram frequentes,
oriundas do enfado; irritadiços todos como feridas; os inspetores a cada passo
precisavam intervir em conflitos; as importunações andavam em busca das
suscetibilidades; as suscetibilidades a procurar a sarna das importunações. Viam
de joelhos o Franco, puxavam-lhe os cabelos. Viam Rômulo passar, lançavam-lhe o
apelido: mestre-cuca!
Esta provocação
era, além de tudo, inverdade. Cozinheiro, Rômulo! Só porque lembrava culinária,
com a carnosidade bamba, fofada dos pastelões, ou porque era gordo das
enxúndias enganadoras dos fregistas, dissolução mórbida de sardinha e azeite,
sob os aspectos de mais volumosa saúde?
(...)
Rômulo era
antipatizado. Para que o não manifestassem excessivamente, fazia-se temer pela
brutalidade. Ao mais insignificante gracejo de um pequeno, atirava contra o
infeliz toda a corpulência das infiltrações de gordura solta, desmoronava-se em
socos. Dos mais fortes vingava-se, resmungando intrepidamente.
Para desesperá-lo,
aproveitavam-se os menores do escuro. Rômulo, no meio, ficava tonto,
esbravejando juras de morte, mostrando o punho. Em geral procurava reconhecer
algum dos impertinentes e o marcava para a vindita. Vindita inexorável.
No decorrer
enfadonho das últimas semanas, foi Rômulo escolhido, principalmente, para
expiatório do desfastio. Mestrecuca! Via-se apregoado por vozes fantásticas,
saídas da terra; mestre-cuca! Por vozes do espaço rouquenhas ou esganiçadas.
Sentava-se acabrunhado, vendo se se lembrava de haver tratado panelas algum dia
na vida; a unanimidade impressionava. Mais frequentemente, entregava-se a
acessos de raiva. Arremetia bufando, espumando, olhos fechados, punhos para
trás, contra os grupos. Os rapazes corriam a rir, abrindo caminho, deixando
rolar adiante aquela ambulância danada de elefantíase.
(Raul Pompeia. O Ateneu.)
Considere as seguintes afirmações.
I. A alcunha de mestre-cuca, recebida por
Rômulo, advinha do fato de ter praticado, anteriormente, a arte culinária.
II. As agressões e humilhações sofridas por
Rômulo eram essencialmente motivadas por sua antipatia.
III. As reações de Rômulo às provocações dos
colegas variavam conforme as circunstâncias.
De acordo com o texto, está correto o que se
afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
7. (FUVEST)
Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas,
da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de
capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso.
Jorge Amado, Capitães de areia.
O tipo cujo perfil
se traça, em linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias
de um sargento de milícias, O cortiço, além de Capitães de
areia. Essa recorrência indica que
a) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram
repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade
brasileira.
b) o atraso relativo das regiões Norte e Nordeste atraiu para elas a
migração de tipos sociais que o progresso expulsara do Sul/Sudeste.
c) os romancistas brasileiros, embora críticos da sociedade, militaram com
patriotismo na defesa de nossas personagens mais típicas e mais queridas.
d) certas ideologias exóticas influenciaram negativamente os romancistas
brasileiros, fazendo-os representar, em suas obras, tipos sociais já extintos
quando elas foram escritas.
e) a criança abandonada, personagem central dos três livros, torna-se, na
idade adulta, um elemento nocivo à sociedade dos homens de bem.
8. (UNIFESP)
Considere o trecho
de O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
Uma aluvião de cenas, que ela [Pombinha] jamais tentara explicar e que
até ali jaziam esquecidas nos meandros do seu passado, apresentavam-se agora
nítidas e transparentes. Compreendeu como era que certos velhos respeitáveis,
cuja fotografia Léonie lhe mostrou no dia que passaram juntas,
deixavam-se vilmente cavalgar pela loureira, cativos e submissos, pagando a
escravidão com a honra, os bens, e até com a própria vida, se a prostituta,
depois de os ter esgotado, fechava-lhes o corpo. E continuou a sorrir,
desvanecida na sua superioridade sobre esse outro sexo, vaidoso e fanfarrão,
que se julgava senhor e que, no entanto, fora posto no mundo simplesmente para
servir ao feminino; escravo ridículo que, para gozar um pouco, precisava tirar
da sua mesma ilusão a substância do seu gozo; ao passo que a mulher, a senhora,
a dona dele, ia tranquilamente desfrutando o seu império, endeusada e querida,
prodigalizando martírios, que os miseráveis aceitavam contritos, a beijar os
pés que os deprimiam e as implacáveis mãos que os estrangulavam.
— Ah! homens! homens! ... sussurrou ela de envolta com um suspiro.
No texto, os
pensamentos da personagem
a) recuperam o princípio da prosa naturalista, que condena os assuntos
repulsivos e bestiais, sem amparo nas teorias científicas, ligados ao homem que
põe em primeiro plano seus instintos animalescos.
b) elucidam o princípio do determinismo presente na prosa naturalista,
revelando os homens e as mulheres conscientes dos seus instintos em função do
meio em que vivem e, sobretudo, capazes de controlá-los.
c) trazem uma crítica aos aspectos animalescos próprios do homem, mas, por
outro lado, revelam uma forma de Pombinha submeter a muitos deles para obter
vantagens: eis aí um princípio do Realismo rechaçado no Naturalismo.
d) constroem uma visão de mundo e do homem idealizada, o que, em certa
medida, afronta o referencial em que se baseia a prosa naturalista, que define
o homem como fruto do meio, marcado pelo apelo dos seus sentidos.
e) consubstanciam a concepção naturalista de que o homem é um animal, preso
aos instintos e, no que dizem respeito à sexualidade, vê-se que Pombinha
considera a mulher superior ao homem, e esse conhecimento é uma forma de se
obterem vantagens.
9. (FUVEST)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
TEXTO
Assim se explicam a minha estada
debaixo da janela de Capitu e a passagem de um cavaleiro, um dandy, como então
dizíamos. Montava um belo cavalo alazão, firme na sela, rédea na mão esquerda,
a direita à cinta, botas de verniz, figura e postura esbeltas: a cara não me
era desconhecida. Tinham passado outros, e ainda outros viriam atrás; todos iam
às suas namoradas. Era uso do tempo namorar a cavalo. Relê Alencar:
"Porque um estudante (dizia um dos seus personagens de teatro de 1858) não
pode estar sem estas duas coisas, um cavalo e uma namorada". Relê Álvares
de Azevedo. Uma das suas poesias é destinada a contar (1851) que residia em
Catumbi, e, para ver a namorada no Catete, alugara um cavalo por três
mil-réis...
Machado de Assis. Dom Casmurro.
Considerando-se o excerto no contexto da
obra a que pertence, pode-se afirmar corretamente que as referências a Alencar
e a Álvares de Azevedo revelam que, em "Dom Casmurro", Machado de
Assis:
a) expôs, embora tardiamente, o seu
nacionalismo literário e sua consequente recusa de leituras estrangeiras.
b) negou ao Romantismo a capacidade de
referir-se à realidade, tendo em vista o hábito romântico de tudo idealizar e
exagerar.
c) recusou, finalmente, o Realismo, para
começar o retorno às tradições românticas que irá caracterizar seus últimos
romances.
d) declarou que o passado não tem relação com o
presente e que, portanto, os escritores de outras épocas não mais merecem ser
lidos.
e) utilizou, como em outras obras suas,
elementos do legado de seus predecessores locais, alterando-lhes, entretanto,
contexto e significado.
10. (MACKENZIE)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
CAPÍTULO CII
- DE CASADA
Imagina um
relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as
horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo
mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
De quando em
quando, tornávamos ao passado e divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas
e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim vivemos
novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a
denúncia que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias que conspirou
a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado
de Assis, Dom Casmurro
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta
a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida
obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o próprio
protagonista. Fragmento dessa obra que comprova o que se afirma sobre seu
narrador é:
a) "Eram assim as viagens do meu avô,
quando ele saía a correr todas as suas grotas, revendo os pés-de-pau de seu
engenho." (Menino de engenho)
b) "Enfim! Eis aqui Virgínia. Antes de ir
à casa do Conselheiro Dutra, perguntei a meu pai se havia algum ajuste prévio
de casamento." (Memórias póstumas de
Brás Cubas)
c) "Passemos por alto os anos que
decorreram desde o nascimento e batizado de nosso memorando, e vamos
encontrá-lo já na idade de sete anos." (Memórias de um sargento de milícias)
d) "Na casa de tia Gabriela havia o espaço
de meus livros num sofá fronteiro para mamãe me olhar." (Memórias sentimentais de João Miramar)
e) "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram
de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no
baixo do córrego." (Grande sertão:
veredas)
11. (UNIFESP)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
TEXTO 1
TEXTO 2
Quando saltaram
em terra começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos: e
daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão;
sete meses depois teve a Maria um filho (...) E este nascimento é certamente de
tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos
é o herói desta história.
(Manuel
Antônio de Almeida, Memórias de um
Sargento de Milícias.)
Com base nas informações da figura, é
CORRETO afirmar que Leonardo:
a) Acreditava que a vida no Brasil poderia ser
tão interessante quanto a de Portugal.
b) Saiu de Portugal em companhia de sua
namorada, Maria da Hortaliça.
c) Buscava um ofício lucrativo e agradável no
Brasil, como o que tinha em Portugal.
d) Veio ao Brasil em razão de seu enfado com a
vida que levava em Portugal.
e) Via o Brasil como um lugar de raras chances
de êxito pessoal.
12. (PUC – SP)
Agora, por que
é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu
coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana
oblíqua e dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é
saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se
esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de
Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX,
vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a
enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu
concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que
uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
E bem, qualquer
que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos
restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos
ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e
enganando-me... A terra lhes seja leve! Vamos à História dos Subúrbios.
O trecho acima integra o romance Dom
Casmurro, de Machado de Assis. O conhecimento dessa obra como um todo, e o
desse capítulo, em particular, autorizam a afirmar que
a) o casamento entre Capitu e Bentinho não deu
certo porque a amada de seu coração tinha olhos de ressaca e de cigana oblíqua
e dissimulada.
b) o narrador não duvida em nenhum momento de
que a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos.
c) o último parágrafo confirma a mágoa que o
narrador expressa diante da comprovação de ter sido enganado por amigos tão
extremosos e tão queridos.
d) o ciúme de Bentinho por Capitu levou-a a pôr
em prática a advertência do versículo bíblico.
e) o ciúme de Bentinho foi a causa de todo o seu
conflito pessoal e determinante da desconfiança que levou à separação.
13. (MACKENZIE)
Vários autores
afirmam que a diferença entre Realismo e Naturalismo é muito sutil.
Um dos trechos a
seguir é claramente naturalista. Assinale a alternativa em que ele aparece.
a) "Desesperado,
deixou o cravo, pegou do papel escrito e rasgou-o. Nesse momento, a moça,
embebida no olhar do marido, começou a cantarolar à toa, inconscientemente, uma
cousa nunca antes cantada nem sabida..."
b) "Enfim chegou
a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o
desespero daquele lance consternou a todos."
c) "Entretanto,
das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos,
fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte;
começavam as xícaras a tilintar; o cheiro do café aquecia, suplantando todos os
outros..."
d) "Foi por esse
tempo que eu me reconciliei outra vez com o Cotrim, sem chegar a saber a causa
do dissentimento. Reconciliação oportuna, porque a solidão pesava-me, e a vida
era para mim a pior das fadigas, que é a fadiga sem trabalho."
e) "E enquanto
uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição
universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa
distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à
alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."
14. (MACKENZIE)
Sobre Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) antes de
"Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicou romances que ainda
apresentavam algumas características românticas.
b) seu teatro, embora
menos conhecido, atinge o mesmo nível de grandiosidade alcançado por Martins
Pena.
c) sua poesia madura
encontra-se em "Ocidentais", em que se revelam características
parnasianas.
d) é nos romances de
sua segunda fase que se encontram seus traços mais marcantes, como o
aprofundamento psicológico dos personagens, o pessimismo e o ceticismo.
e) "Páginas
Recolhidas" é uma coletânea de crônicas, motivadas por matérias
jornalísticas e desenvolvidas com o apoio de alusões literárias.
15. (MACKENZIE)
Por suas
características, não se encaixa na prosa machadiana o trecho que aparece na
alternativa:
a) "Este último capítulo
é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro,
não fui califa, não conheci o casamento."
b) "A leitora,
que é minha amiga e abriu este livro com o fim de descansar da cavatina de
ontem para a valsa de hoje, quer fechá-lo às pressas, ao ver que beiramos um
abismo. Não faça isso, querida; eu mudo de rumo."
c) "... Não sei
se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado.
Escrevia-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil
antever o que poderá sair desse conúbio."
d) "Não sou
criança, nem idiota; vivo só e vejo de longe; mas vejo. Não pode imaginar. Os
gênios fazem aqui dois sexos como se fosse uma escola mista. Os rapazes
tímidos, ingênuos, sem sangue, são brandamente impelidos para o sexo da
fraqueza; são dominados, festejados, pervertidos como meninas ao
desamparo."
e) "O pior é que
era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão
senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um
imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?"
Gabarito
1. C 2. D 3. B 4. A 5. B 6. C 7. A 8. E 9. E 10. C 11. D 12. E 13. C 14. B 15. D
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