sexta-feira, 8 de setembro de 2017

5 dicas essencias para uma boa redação do ENEM

Problemas para escrever um bom texto no ENEM? Dificuldade em organizar aquelas ideias todas que ficam correndo na cabeça? Calma, o pessoal do Pensar Literatura pensou em 5 dicas ótimas para te ajudar nesse processo!

Vamos lá!

1. Cuidado com o tipo de texto que você escreve. O ENEM cobra do aluno uma dissertação, ou seja, um texto claro, direto, objetivo, que busca discutir um certo tema e apresentar possíveis propostas de intervenção observando sempre responder às questões apresentadas pela pergunta-problema. Ou seja, nada de escrever poemas ou letras de músicas, hein!

2. Organize suas ideias. Não deixe as mil e uma coisas que correm na sua cabeça naquele momento irem parar no papel, é necessário que você faça uma seleção de argumentos, ou seja, pense em argumentos que você possa sustentar durante ou texto, que você tenha conteúdo suficiente para comprovar e tentar convencer o corretor de que aquilo é o melhor.

3. Observe os textos de apoio. Para a redação do ENEM não descarte ou menospreze os textos de apoio, eles são uma poderosa coletânea que podem te dar argumentos no caso de você não ter muito conhecimento sobre o assunto. Aproveite mapas, gráficos, tabelas, HQs, tudo o que foi fornecido, interpretar bem esses dados e relacionar esses conhecimentos no texto demonstra que você tem um grande poder de reflexão.

4. Cuidado com termos muito complicados no texto. Escrever bem não é escrever bonito, seja claro, direto, objetivo, um bom texto não precisa de um monte de termos científicos e palavras complicadas, o importante é defender sua ideia, seu ponto de vista, não se preocupe com termos difíceis e técnicos.

5. Objetividade na conclusão. Dissertações são textos científicos, ou seja, não se pode deixar uma conclusão em aberto, para que o leitor fique refletindo sobre o tema. O último parágrafo do texto é para concluir a discussão, para encerrar o tema discutido anteriormente, não se pode finalizar o texto com uma pergunta ou deixar o corretor sem saber se você é a favor ou contra algo, se você defende ou não tal ideia. Deixe clara sua proposta de intervenção neste final do texto.

E lembre-se, para não se perder na escrita da sua redação, tome alguns cuidados:

- mantenha-se entre 4 e 5 parágrafos, menos que isso seu texto fica com estrutura comprometida, mais do que isso é perigoso você se perder com o excesso de informações e não conseguir concluir suas ideias com sucesso!
- confie na coletânea e na sua formação escolar, não tente ser revolucionário, apresentar uma grande "tacada";
- cuidado com os Direitos Humanos, nada de dar conselhos agressivos, não manifeste opiniões impulsivas ou preconceituosas;
- mantenha-se na estrutura introdução + desenvolvimento + conclusão (com proposta de intervenção).


Seguindo essas dicas, sua redação será um sucesso!!!

Boa sorte a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário