1. (FUVEST - SP - modificado)
Uma das mais notáveis características do Barroco é:
a) o culto da Natureza.
b) a crítica às obras da Antiguidade.
c) a forte presença de antíteses.
d) o culto do amor cortês
e) a linguagem coloquial.
2. (FATEC - SP - modificado)
Texto para a questão 2
A instabilidade das coisas do mundo
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol e na luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância
E, na alegria, sinta-se a tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos)
Sobre as características barrocas presentes no texto, considere as seguintes afirmações:
I. Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como dia/noite, luz/sombra, alegria/tristeza, etc, que compõem antíteses.
II. O soneto é oitocentista e cumpre os padrões da forma fixa, quais sejam: rimas ricas, interpoladas nas quadras (ABAB) e alternadas nos tercetos (ABBA).
III. O tema do eterno combate entre elementos mundanos e forças sagradas é indicado por "ignorância do mundo" e "qualquer dos bens", de um lado, e por "constância", "alegria" e "firmeza", de outro.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que:
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) somente I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.
3. (UFV - MG - modificado)
Texto para o teste 3
3. (UFV - MG - modificado)
Texto para o teste 3
A Maria dos povos, sua futura esposa
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora,
Em tuas faces, a rosada Aurora,
Em teus olhos e boca, o Sol e o dia:
Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora,
Te espalha a rica trança brilhadora,
Quando vem passear-te pela fria:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trata a toda ligeireza
E imprime em toda flor sua pisada.
Ó não aguardes que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
(Gregório de Matos)
Com relação às duas últimas estrofes do texto, pode-se afirmar que elas ilustram
a) o caráter de jogo verbal próprio da poesia lírica do século XVI, sustentando uma crítica à preoucpação feminina com a beleza.
b) o jogo metafórico próprio do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando o gozo do momento.
c) o estilo pedagógico que se verá na poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as mulheres maduras.
d) antecipações da poesia romântica, porque fala do amor, flores, terra, sombras, etc.
e) uma poesia que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria de uma visão de mundo nostálgica e fatalista.
Texto para os testes 4 e 5.
Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia, e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres.
(Padre Antônio Vieira)
4. (MACKENZIE - SP)
Assinale a afirmativa correta.
a) O autor utiliza-se de episódio narrativo como estratégia argumentativa.
b) A partir de uma ideia geral, o autor chega a uma conclusão de caráter particular.
c) A pergunta do pirata é argumento para o autor inocentá-lo.
d) A história de Alexandre evidencia a submissão dos pescadores do mar Eritreu.
e) Ao descrever a cena em que Alexandre repreende o pirata, o autor revela o lado agressivo dos imperadores.
5. (MACKENZIE - SP)
Assinale a afirmativa correta
a) No contexto, a expressão "tão mau ofício" refere-se à atividade dos pescadores.
b) A pergunta do pirata comprova que ele não era medroso nem lerdo.
c) A frase "Assim é" explicita a concordância do autor com relação à atitude de Alexandre.
d) No contexto, "pescador" está para "grandeza", assim como "culpa" está para "imperador".
e) A palavra "Alexandres" tem, no texto, o mesmo sentido de "ladrão de pescadores".
6. (UNIFESP - SP)
Texto para o teste 6
Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:
Com sua língua ao nobre o vil decepa:
O Velhaco maior sempre tem capa.
(Gregório de Matos)
Nos versos, o eu lírico deixa evidente que:
a) uma pessoa se torna desprezível pela ação do nobre.
b) o honesto é quem mais aparenta ser desonesto.
c) geralmente a riqueza decorre de ações ilícitas.
d) as injúrias, em geral, eliminam as injustiças.
e) o vil e o rico são vítimas de severas injustiças.
7. (UNIV. CAXIAS DO SUL - RS)
Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem _____________, o paradoxo, _____________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ______________.
a) simples - a antítese - parnasiana
b) rebuscada - a antítese - barroca
c) objetiva - a metáfora - simbolista
d) subjetiva - o verso livre - romântica
e) detalhada - o subjetivismo - simbolista
8. (FATEC - SP)
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) o Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.
e) O Barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
9. (UNB - DF)
Leia o poema a seguir para responder à questão:
É questão muito antiga e altercada
Entre os Letrados e os Milicianos,
Sem se haver decidido em muitos anos,
Qual é de mais nobreza: a pena ou a espada.
Discorrem em matéria tão travada
Altos entendimentos mais que humanos,
E julgam ter brasões mais soberanos
Uns, que Palas togada, outros, que armada.
(...)
(Gregório de Matos, Obras Completas)
Julgue os itens a seguir:
I. Gregório de Matos, expoente da literatura brasileira, era, na época do Barroco, temido e odiado por suas sátiras ferinas e espirituosas: os versos transcritos apresentam vestígios de sua mordacidade.
II. O texto trata da disputa entre intelectuais e militares pela permanência no governo, o que se confirma por meio do emprego metafórico de "brasões".
III. Chama-se sinédoque a figura de linguagem que está na base da relação entre "pena" e "Letrados", e entre "espada" e "Milicianos".
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas
d) I, apenas
e) I, II e III
10. (F.C. Chagas-BA)
Assinale o texto que, pela linguagem e pelas ideias, pode ser considerado como representante da corrente barroca.
a) "Brando e meigo sorriso se deslizavam em seus lábios; os negros caracóis de suas belas madeixas brincavam, mercê do Zéfiro, sobre suas faces...e ela também suspirava."
b) "Estiadas amáveis iluminavam instantes de céus sobre ruas molhadas de pipilos nos arbustos dos squares. Mas a abóbada de garoa desabava os quarteirões."
c) "Os sinos repicavam numa impaciência alegre. Padre Antônio continuou a caminhar lentamente, pensando que cem vezes estivera a cair, cedendo à fatalidade da herança e à influência do meio que o arrastavam para o pecado."
d) "De súbito, porém, as lancinantes incertezas, as brumosas noites pesadas de tanta agonia, de tanto pavor de morte, desfaziam-se, desapareciam completamente como os tênues vapores de um letargo..."
e) "Ah! Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade! A vossa bruteza é melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vós não ofendeis a Deus com as palavras: eu lembro-me, mas vós não ofendeis a Deus como memória: eu discorro, mas vós não ofendeis a Deus com o entendimento: eu quero, mas vós não ofendeis a Deus com a vontade."
Gabarito
1.C 2.A 3.B 4.A 5.B 6.C 7.B 8.B 9.B 10.E
Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem _____________, o paradoxo, _____________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ______________.
a) simples - a antítese - parnasiana
b) rebuscada - a antítese - barroca
c) objetiva - a metáfora - simbolista
d) subjetiva - o verso livre - romântica
e) detalhada - o subjetivismo - simbolista
8. (FATEC - SP)
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) o Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.
e) O Barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
9. (UNB - DF)
Leia o poema a seguir para responder à questão:
É questão muito antiga e altercada
Entre os Letrados e os Milicianos,
Sem se haver decidido em muitos anos,
Qual é de mais nobreza: a pena ou a espada.
Discorrem em matéria tão travada
Altos entendimentos mais que humanos,
E julgam ter brasões mais soberanos
Uns, que Palas togada, outros, que armada.
(...)
(Gregório de Matos, Obras Completas)
Julgue os itens a seguir:
I. Gregório de Matos, expoente da literatura brasileira, era, na época do Barroco, temido e odiado por suas sátiras ferinas e espirituosas: os versos transcritos apresentam vestígios de sua mordacidade.
II. O texto trata da disputa entre intelectuais e militares pela permanência no governo, o que se confirma por meio do emprego metafórico de "brasões".
III. Chama-se sinédoque a figura de linguagem que está na base da relação entre "pena" e "Letrados", e entre "espada" e "Milicianos".
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas
d) I, apenas
e) I, II e III
10. (F.C. Chagas-BA)
Assinale o texto que, pela linguagem e pelas ideias, pode ser considerado como representante da corrente barroca.
a) "Brando e meigo sorriso se deslizavam em seus lábios; os negros caracóis de suas belas madeixas brincavam, mercê do Zéfiro, sobre suas faces...e ela também suspirava."
b) "Estiadas amáveis iluminavam instantes de céus sobre ruas molhadas de pipilos nos arbustos dos squares. Mas a abóbada de garoa desabava os quarteirões."
c) "Os sinos repicavam numa impaciência alegre. Padre Antônio continuou a caminhar lentamente, pensando que cem vezes estivera a cair, cedendo à fatalidade da herança e à influência do meio que o arrastavam para o pecado."
d) "De súbito, porém, as lancinantes incertezas, as brumosas noites pesadas de tanta agonia, de tanto pavor de morte, desfaziam-se, desapareciam completamente como os tênues vapores de um letargo..."
e) "Ah! Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade! A vossa bruteza é melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vós não ofendeis a Deus com as palavras: eu lembro-me, mas vós não ofendeis a Deus como memória: eu discorro, mas vós não ofendeis a Deus com o entendimento: eu quero, mas vós não ofendeis a Deus com a vontade."
Gabarito
1.C 2.A 3.B 4.A 5.B 6.C 7.B 8.B 9.B 10.E
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