quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Simulado Romantismo em Portugal: Camilo Castelo Branco - Questões dissertativas

 Questão 1

Após a leitura do romance Coração, Cabeça e Estômago, de Camilo Castelo Branco, caracterize sucintamente, cada uma das três fases da vida da personagem central.

Questão 2

Leia as afirmações a seguir sobre Coração, Cabeça e Estômago:

I. Registra um quadro da vida portuguesa dirigida pela sordidez, pela ambição e pelos prazeres sexuais e ligados à comida.

II. Apresenta o adultério e a sedução revestidos de tom galhofeiro.

III. O editor do texto deixado por Silvestre da Silva exime-se de fazer  comentários sobre a obra.

IV. O texto de Silvestre da Silva, já falecido,  foi publicado pelo editor com a finalidade de saldar as dívidas do genial Silvestre.

Está correto o que se afirma em:

a) I apenas

b) I e II apenas

c) III e IV apenas

d) I, II e IV apenas

e) todos os itens


Texto para as questões 3 e 4

    Nestas minhas confissões hei de ser modesto, e verdadeiro, como Santo Agostinho e J.J. Rousseau; mas, ainda assim, mais honesto que o santo e que o filósofo. O pejo e a natural vaidade querem pôr-me mordaça; mas eu hei de expiar as minhas parvoíces, confessando-as. (...)

    Na minha qualidade de cético Na minha qual­idade de cético, entendi que a desordem dos cabel­os devia ser a imagem da minha al­ma. Comecei, pois, por dar à cabeça um ar fatal­, que chamasse a atenção, e aguçasse a curiosidade dum mundo já gasto em admirar cabeças não vul­gares. A anarquia dos meus cabel­os custava‑me dinheiro e muito trabal­ho. Ia, todos os dias, ao cabel­eireiro cal­amistrar os longos anéis, que me ondeavam nas espáduas; depois desfazia as espirais, riçava‑as em caprichosas ondul­ações, dava à fronte o máximo espaço, e sacudia a cabeça para desmanchar as torcidas del­etreadas da madeixa. Como quer, porém, que a testa fosse menos escampada que o preciso para significar «desordem e génio», comecei a barbear a testa, fazendo recuar o domínio do cabel­o, a pouco e pouco, até que me criei uma fronte dil­atada, e umas bossas frontais, como a natureza as não dera a Shakespeare nem a Goethe.

    A minha cara ajeitava‑se pouco à expressão dum vivo tormento de al­ma, em virtude de ser uma cara sadia, avermel­hada, e bem fornida de fibra muscul­osa. Era‑me necessário remediar o infortúnio de ter saúde, sem atacar os órgãos essenciais da vida, mediante o uso de beberagens.

(Camilo Castelo Branco, Coração, Cabeça e Estômago)

Questão 3

Comente o humor irônico presente no trecho transcrito

Questão 4

O narrador, ao anunciar as suas confissões, compara-se a figuras como Santo Agostinho e Rousseau, bem como a Shakespeare e a Goethe, quando fala de sua aparência. Em quais atributos o narrador diz superar essas figuras?



Gabarito

Questão 1: A primeira fase, "Coração", apresenta a história dos sete amores desastrosos do protagonista; a segunda, "Cabeça", relata as desventuras de Silvestre no meio intelectual e jornalístico; a terceira fase, "Estômago", registra o período em que ele vai viver no campo, alça carreira política, casa-se com uma morgada e, depois de muito comer, morre deixando suas memórias a um editor amigo.

Questão 2: O editor não se exime de comentar depreciativamente o texto de Silvestre da Silva (item III) nem vai pagar os credores do amigo falecido (item IV). Resposta: B

Questão 3: O Silvestre da Silva da fase do "Coração" é representante do ultrarromantismo, porém, ao descrever a si mesmo, a partir de uma perspectiva distanciada no tempo, Silvestre apega-se ao aspecto forjado e cômico da situação, ridicularizando a própria morbidez e, também, o próprio ideário ultrarromântico.

Questão 4: O narrador, ao iniciar as suas confissões, diz superar Santo Agostinho e Rousseau em honestidade e modéstia e Shakespeare e Goethe no tamanho da fronte e nas "bossas [saliências] frontais", supostamente sinais de inteligência e genialidade (lembre-se, porém, o quanto essa aparência é, no caso, forjada, falsa)

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